segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sobre roupas bem feitas, moda e sustentabilidade

Quem nunca ouviu alguém dizer que viu uma roupa igualzinha pela metade do preço? Não que preço alto seja sinônimo de qualidade, tudo vai depender da linha de produção e de quem assina a roupa.

Para saber se a roupa é bem feita, basta ficar atenta a três características essenciais: a qualidade do tecido, o acabamento e o corte (se está vestindo bem).

Roupas em tecido sintético (poliéster, microfibra, tergal) costumam ser menos duráveis, enchem de bolinhas, além disso, são muito quentes para o clima Brasileiro. É sempre bom optar por aqueles que são 100% naturais (algodão, linho, seda, lã).

Outra vantagem de usar fibras naturais é a utilização de matéria-prima renovável, ao contrário das sintéticas que são feitas de petróleo. Olha o aquecimento global aí!

O bom acabamento de uma roupa é primordial para uma boa compra. Verifique como estão os pespontos, se os botões estão bem presos e foram bem escolhidos. Veja se há entretela colante na gola, macho e punhos, isso faz com que o colarinho de uma camisa (por exemplo) fique firme, sem ficar dobrando pra cima ou amassado demais. Roupas descartáveis não estão com nada!

Uma coisa que sempre vejo por aí, são vestidos ou casacos em tecidos de ótima qualidade, porém forrados com um tecidinho sintético horrível. Éca! O bom pano perde toda sua razão de existir! Outra coisa que você tem que reparar é se as listras estão se encontrando nas laterais e na frente da roupa (vide casaco xadrez abaixo). Você nunca vai ver uma roupa da Fórum sem combinar as listras (tomara que não!).

Se a roupa vestir bem, ela tem uma boa modelagem e foi bem cortada. Você tem que vestir e se sentir bem.


Clique nas imagens desfocadas se quiser ampliar.


Casaquinho de flanela xadrez no modelo desse aqui. Feito para Bruninha Heller do Rio Grande do Sul.

10 comentários:

  1. Amigaaaaa, ameeeei teu blog, cada coisa linda, maravilhosaaaaaaaaaaaaa!
    Fiquei apaixonada por esse casaquinho xadrez, muito lindo! Tenho que aparecer aí no teu ateliê, coisa mais chiiiiic!
    Tô morrendo de saudades de ti!
    Parabéns pelo blog e pelo trabalho maravilhoso, vc arrasa Carol!

    AMO-TE! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! Nem toda marca é sinônimo de ótimos produtos! A análise é na hora. A prova do toque! Você vê os detahes da costura, acabamento, são essas coisas que representam um produto realmente bom. Adorei esse xadrez!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Teve que que postar uma foto tua pq eu não mandei a minha, né? Que vergonha!!! Mas eu to tão disperça... PROMETO que eu mando. Juro mesmo!

    Ai, que falta... :/

    ResponderExcluir
  4. Mas vamos falar sobre o produto...

    Eu AMEI demais!!! Além de vestir TRI bem, o tecido é power e sei que vai me durar uma vida... hahahaha Ficou lindo demais!

    ResponderExcluir
  5. Oi Carolina, adorei o seu blog tbm... muito bom gosto! É vc mesma que faz?! Muito legal, tbm vou virar freqüentadora! Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Amiga, tem um selinho pra você no meu blog!
    Passa lá pra pegar! Tô cheia de saudades!

    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  7. Carolina, meu selinho tbm foi pra vc!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. vc ainda tem desse casaquinho xadrez pra vender? fiquei interessada!

    ResponderExcluir
  9. Enfim algém com bom senso. Perfeita a sua observação das três caracteríticas básica de uma roupa bem feita.
    Eu, particularmente, tenho muita dificuldade para comprar roupas, pois, muitas vezes, observo que alguns fabricantes e vendedores subestimam a nossa capacidade de pecepção quando põem nas vitrines e cabides umas, como se diz aqui na minha terra, "marmotas" e "mulambos".E, o que é pior, tem quem compre.
    Observo pessoas nas ruas com roupas tão mal feitas e desengonçadas que imagino que foram garimpadas no camarim de um teatro de comédia.
    Parabéns por seu estilo e bom gosto, e acima de tudo, capricho no que faz.dalvalucas@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar e volte sempre!