Quem nunca ouviu alguém dizer que viu uma roupa igualzinha pela metade do preço? Não que preço alto seja sinônimo de qualidade, tudo vai depender da linha de produção e de quem assina a roupa.
Para saber se a roupa é bem feita, basta ficar atenta a três características essenciais: a qualidade do tecido, o acabamento e o corte (se está vestindo bem).
Roupas em tecido sintético (poliéster, microfibra, tergal) costumam ser menos duráveis, enchem de bolinhas, além disso, são muito quentes para o clima Brasileiro. É sempre bom optar por aqueles que são 100% naturais (algodão, linho, seda, lã).
Outra vantagem de usar fibras naturais é a utilização de matéria-prima renovável, ao contrário das sintéticas que são feitas de petróleo. Olha o aquecimento global aí!
O bom acabamento de uma roupa é primordial para uma boa compra. Verifique como estão os pespontos, se os botões estão bem presos e foram bem escolhidos. Veja se há entretela colante na gola, macho e punhos, isso faz com que o colarinho de uma camisa (por exemplo) fique firme, sem ficar dobrando pra cima ou amassado demais. Roupas descartáveis não estão com nada!
Uma coisa que sempre vejo por aí, são vestidos ou casacos em tecidos de ótima qualidade, porém forrados com um tecidinho sintético horrível. Éca! O bom pano perde toda sua razão de existir! Outra coisa que você tem que reparar é se as listras estão se encontrando nas laterais e na frente da roupa (vide casaco xadrez abaixo). Você nunca vai ver uma roupa da Fórum sem combinar as listras (tomara que não!).
Se a roupa vestir bem, ela tem uma boa modelagem e foi bem cortada. Você tem que vestir e se sentir bem.


Clique nas imagens desfocadas se quiser ampliar.